Por: Davi Marques Pastrelo
A cidade de Boa Esperança do Sul (SP), completa 104 anos no dia 21 de julho.
O povoado que deu origem à cidade teve origem às margens do rio Boa Esperança. Em 1887, foi formado neste local o Patrimônio da Capela de São Sebastião a pedido de Manoel Jorge de Marins, onde antes já havia uma pequena capela. Consta que os fundadores da lugarejo foram os senhores Firmino da Silva Braga e Francisco Henrique.
Entre os anos de 1850 a 1904, foram doados cerca de 209 alqueires para povoação e agregados ao Patrimônio, os doadores foram: Marcella Martha de Jesus, Joaquim da Costa Sobrinho, Amanicho de Oliveira Sardinha, Antônio José da Motta, Lourenço José de Faria, Maria Rita de Camargo e Joaquim Francisco da Cruz.
Antiga Igreja de Santo Antônio
Em 23 de julho ds 1.895, o lugarejo foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Boa Esperança, e em 21 da julho de 1.898, Boa Esperança foi elevada á município. Em 24 de junho de 1.934, foi criado no território da Boa Esperança, o Distrito de Paz de Trabijú, que dista cerca de sete quilômetros ds cidade.
Em 30 de novembro de 1.944, o município de Boa Esperança passou a se denominar “Boa Esperança do Sul, para não ser confundida com a cidade mineira de Boa Esperança.
A data ds aniversário do município é 21 de julho, data de emancipação político-administrativa, atualmente, Boa Esperança do Sul pertence atualmente à 129 Região Administrativa do Estado de São Paulo, com sede em Araraquara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário