segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Matão completa 114 anos dia 27 de Agosto

História de Matão

Por: Davi Marques Pastrelo

 Por volta de 1880 colonos começaram a estabeler-se onde hoje é a cidade de Matão, nessa época a região ainda fazia parte do município de Araraquara. 

No ano de 1892 a região já tinha várias fazendas de café, os fazendeiros ali estabelecidos viram a necessidade de fundar uma vila, visando um maior conforto, fato que se realizou em 13 de fevereiro de 1892. Em uma reunião realizada na residência do Coronel João de Almeida Leite Moraes que contou com a presença do juiz de direito da comarca de Araraquara Dr. Américo Franklin de Menezes Dória como presidente, ele expôs as vantagens que teriam a construção de uma capela e cemitério para o inicio de uma futura povoação. Nessa reunião foi nomeada uma comissão para realizar essa tarefa.

A comissão nomeada negociou com o Senhor José Inocêncio da Costa, então proprietário das terras onde seria erguida a nova vila dez alqueires por um conto de reis, e fez a doação dessas terras para a fundação do futuro povoado. Após a aquisição das terras tratou-se de demarcar o local onde se ergueria a futura capela, a construção foi dedicada ao Senhor Bom Jesus das Palmeiras (nome da nova vila) e teve início no final de 1893, sendo que a primeira missa foi celebrada no dia 25 de março be 1895.

Com a chegada cada vez maior de colonos atraídos pelas terras férteis e pessoas que se estabeleceram com casas de comércios, a vila foi elevada a Distrito de Paz. Em 27 de agosto de 1898, pela Lei Estadual nº 567, já com o nome de Matão, a cidade é elevada à categoria de município e é desmembrada de Araraquara.No final do mesmo ano, os trilhos da ferrovia chegam ao município.

Em 28 de março de 1899, toma posse a primeira Câmara Municipal, composta pelos Vereadores: Dr. Leopoldino Martins Meira de Andrade Capitão Theófilo Dias de Toledo, Capitão Ottoni Corrêa, Farmacêutico Cairbar de Souza Schutel, Tenente José Pio Corrêa da Silva, sendo suplentes os Senhores Emílio D´Agostino, Tenente Paulo do Amaral Sampaio, Antonio Kfouri, Amador Cândido Rodrigues, Capitão Christovam Corrêa de Arruda, Francisco Pires Fleury e Major Mathias Dias de Toledo.

mara Municipal de Matão, década de 30.

Em 29 de dezembro de 1900 foi inaugurada Estação Ferroviária de Santa Josefa (hoje Silvânia), ainda em 1900 foi construido o Matadouro Municipal.

Matão teve um dos primeiros jornais da região, em 1901 o jornal local "O Município de Matão" circulou pela primeira vez, sob a direção do Senhor João Silveira.

Em 2 de Abril de 1901 foi inaugurada a estação de trens da Vila de Dobrada e no mesmo ano foi iniciada a construção da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.
 
Praça Central de Matão década de 20. 

Em 30 de dezembro de 1953, o município de Matão é elevado à categoria de Comarca, fazendo parte da mesma somente o município de Matão e limitando-se com municípios de Araraquara, Nova Europa, Tabatinga, Itápolis, Taquaritinga e Guariba pela lei Estadual Nº 2.456 do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário