História de Rincão
Por: Davi Marques Pastrelo
As sesmarias que formaram a cidade de Rincão foram: Sesmaria do Rancho Queimado, Sesmaria das Almas, Sesmaria Anhumas, Sesmaria Bonfim e Sesmaria Simão (Motuca), estas foram divididas em 1812, por José Joaquim da Rocha, juiz de medições.
A vila que daria origem a cidade de Rincão, era conhecida por Paciência, povoação situada à direita do Córrego da Paciência, que margeia o município.Em 1880, a vila possuía apenas 3 casas de taipa e barro, ficava à margem direita do córrego da Paciência, na Fazenda São José da Cachoeira. Nela, os moradores construíram uma capela e deram ao lugar a denominação de Rincão.
A origem do nome provém dos tropeiros gaúchos, que passavam pela região, conduzindo suas tropas com destino ao Mato Grosso ou ao rio Grande do Sul. Na linguagem popular, rincão significa um lugar comum; para os gaúchos é um acidente geográfico, lugar que lhes possibilitava acampar e cercar o gado, daí derivou a palavra “arrinconar” o gado, durante o pouso da jornada.
Em 1884, com a noticia de que a linha férrea da Cia. Paulista passaria pela vila, os proprietários da Fazenda São Jose da Cachoeira, decidiram construir uma capela em terras doadas por João Luis Caetano Sampaio.
Foram fundadores, João Luís e Francisco Caetano Sampaio.
Os trilhos da Companhia Paulista chegaram em Rincão no dia 1º de Abril de 1892, o que ocasionou um impulso para a economia da cidade, cuja base era café e pecuária.
Em 24 de dezembro de 1909, pela Lei nº 1914, foi criado o Distrito de Paz de Rincão, vinculado ao Município de Araraquara.
Emancipação:
A idéia de emancipar Rincão teve inicio em 1928. Contudo, somente no ano de 1948 foi organizada a primeira comissão para pleitear a emancipação da cidade. Em 19 de Abril de 1948, foi dada a entrada dos papéis necessários na comissão de Geografia e Estatística da Câmara dos Deputados de São Paulo. Essa comissão era formada por: Honório Tonucci, Paschoal Colesante, Arthur Urbano, Fridellis Ranalli, dentre outros. Em 20 de agosto de 1948, pela resolução nº 39 a Assembléia Legislativa de São Paulo, determinou que fosse realizado o plebiscito para a emancipação do Distrito de Rincão.
A primeira eleição no entanto, somente foi realizada em 13 de março de 1949, nela foram escolhidos, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores Municipais.
Bairro do Taquaral:
O Bairro do Taquaral, localiza-se à cerca de 16 Km de distância de Rincão e conta com aproximadamente 1.500 habitantes.
As primeiras habitações do bairro remontam à Fazenda Jatahy, de propriedade do Conde Ribeiro do Vale (Manuel Joaquim Ribeiro do Vale), cafeicultor mineiro que se instalou na região. A fazenda era grande e abrangia parte dos atuais municípios de Rincão, São Simão, Araraquara, São Carlos e Motuca.
Em 1932, moradores de Araraquara fundaram às margens do Rio Mogi-Guaçú, o Clube de Pesca Frente Única. A pesca ainda movimenta a economia do bairro, juntamente com a aextração de areia e argila para as olarias.
Atualmente o bairro conta com uma unidade de Posto de Saúde, uma escola de ensino fundamental, a EMEF “Maria Ignês Menin Biffi”, a escola infantil, EMEI “Augusto Costa”, um campo de futebol municipal e Estação de Tratamento de Esgoto, para tratamento de 98% dos resíduos através de fossa séptica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário