quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cine São Pedro de Taquaritinga será reformado e tranformado em um Centro Cultural

Por: Davi Marques Pastrelo


Taquaritinga irá reformar o Cine São Pedro, antigo marco histórico e arquitetônico da cidade e transformá-lo em um Centro Cultural amplo e moderno. O projeto de R$ 4,7 milhões foi oficializado na quinta-feira, 3 de maio e será obra da arquiteta araraquarense Dagmnar Bizzinoto Ribeiro.


A revitalização do antigo cinema construído na década de 30, irá manter as características do prédio, inclusive a cor original, bege esverdeado, será mantida. O novo espaço terá itens de segurança, saídas de emergência, paisagismo, rampas e sanitários para cadeirantes e escadas vazadas para não obstruir a visão.


 Foto: Leandro Mira, Prefeitura Municipal de Taquaritinga


O teatro ainda terá, teto acústico, isolamento térmico e moderna iluminação, espaço para shows e apresentações, biblioteca, a sala de cinema e área de convivência com lanchonetes.

A cidade já vinha organizando através do Movimento Pró Cine São Pedro, formado por
artistas e produtores culturais da cidade, uma série de mobilizações, como a instalação de um cinema itinerante com exibição de documentários desde o dia 18 de abril, em frente ao prédio histórico.

Os eventos contaram com a exibição de filmes na Praça Dr. Horácio Ramalho. No dia 18 de abril cerca de 150 pessoas assistiram a apresentação da Banda Maestro Marin e os filmes, 'Abel Contra o Muro', 'Ilha das Flores' e 'Temporão'. A estrutura contou com telão, data show, cadeiras e distribuição gratuita de pipocas.


O Cine São Pedro:

O Cine São Pedro, construído nos anos 1930 e fechado pelo proprietário nos anos 1990, foi empossado pela prefeitura no final de 2011, após uma série de problemas burocráticos envolvendo os 38 herdeiros da família Curti. 


 Foto: Cecília Marin Anselmo, http://www.osintrocaveis.com.br.

A restauração do cinema é um velho sonho da cidade e da Associação dos Amigos da Cultura e do Meio Ambiente, que gerenciou o cinema por um bom tempo. A entidade criada no início dos anos 90 conseguiu impedir que o cinema se transformasse em uma igreja evangélica.

O cinema foi reaberto e funcionou até 2007, quando a prefeitura decidiu interditar o local por conta de problemas na estrutura, parte do forro ameaçava desabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário