sexta-feira, 29 de junho de 2012

Agricultura familiar alimenta quase 40 mil alunos em Araraquara

Programa contribui, ainda, com entidades assistenciais, abastece o Restaurante Popular e incentiva a agricultura familiar
Por: Davi Marques Pastrelo

A agricultura familiar praticada nos dois assentamentos rurais de Araraquara atende a todo o programa de
merenda escolar no município, e também o Restaurante Popular. São 93 escolas municipais e estaduais, entre creches, ensino fundamental e médio, além de outras 44 entidades sociais que trabalham com a alimentação de pessoas carentes.

São atendidos, de segunda a sexta-feira, 38.814 alunos. O município de Araraquara opera o Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.) com a compra direta da agricultura familiar local. Os pequenos produtores e assentados entregam sua produção no banco de alimentos, de onde são distribuídos para as escolas e as entidades sociais.

Para auxiliar na produção, a Prefeitura do Município adquiriu três tratores, plantadeiras e diversos implementos agrícolas que são utilizados por agendamento na Secretaria de Agricultura. Em Araraquara, existem dois assentamentos rurais, o Bela Vista, próximo à estrada que liga o município a Guarapiranga,
e o Monte Alegre, entre o distrito de Bueno de Andrada e as cidades de Matão e Motuca.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), só no município
de Araraquara existem, aproximadamente, 890 propriedades rurais de pequeno porte.

A principal fonte de comércio desses assentados é a venda dos produtos a supermercados, varejões e quitandas da cidade. Outra forma de comércio é a “Feirinha do Assentamento” que ocorre as quartas-feiras e sábados na Praça Pedro de Toledo. Lá são quase todo tipo de verduras, legumes, frutas, ovos caipira entre outros, e a maioria é produção orgânica.

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Araraquara

Os governos federal, estadual e municipal tentam reparar o descaso a que foram relegados os pequenos
produtores em detrimento das políticas latifundiárias e de monocultura aplicadas pelas autoridades a partir da década de 60.

O que realmente falta, na opinião de alguns pequenos produtores, é uma melhor orientação sobre o que produzir, quando plantar e como distribuir a produção nos centros consumidores.

“O que ocorre é que muitos produtoresplantam a mesma coisa e depois tem que vender por um preço baixo”, afirma Edson Oliveira Buarque, “seu”Edinho, um dos assentados que distribui seus produtos em varejões e quitandas da cidade.

A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades rurais, onde normalmente o núcleo familiar
atua como mão-de-obra. Dados da Secretaria de Agricultura Familiar do Governo Federal apontam que aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura.

A atividade estende-se também para silvicultores e piscicultores. Dados do Censo Agropecuário de 2006, mostram que cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. Ela é responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo. Ainda de acordo com o censo, 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. No entanto, essas propriedades ocupavam apenas 24,3% da área total de propriedades agropecuárias brasileiras, o que corresponde a 80,25 milhões de hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário