domingo, 3 de junho de 2012

Eventos marcam os 49 anos do Clube Náutico Araraquara. Clube é referência nacional em preservação ambiental

Clube Náutico é referência nacional em qualidade de vida e preservação ambiental, clube é considerado o maior clube de campo da América Latina. 

Por: Davi Marques Pastrelo 

Domingo (3) haverá a celebração da Missa em Ação de Graças pelo aniversário do clube, a partir das 10h, na sede de campo. A banda Expedito e Amigos se apresenta às 12h no bar da praia, Grupo Emoções da Terra, se apresenta às 15h, no bar da mata.  

Mês de aniversário do Clube Náutico terá o Baile Junino como grande atração, o destaque fica por conta do show de João Bosco e Vinícius no palco montado na praia.

Histórico:

O Clube Náutico Araraquara foi fundado em 3 de junho de 1963, por um grupo de amigos que procuravam um local adequado para a prática do esqui aquático. Esse grupo comprou uma área rural, que na época pertencia ao município de Araraquara (SP).

O primeiro grande desafio foi a construção da barragem da lagoa artificial para captar as águas do Ribeirão Anhumas, para a formação do lago. Posteriormente, foram feitas melhorias na infraestrutura do clube, conforme as disponibilidades financeiras dos primeiros associados.

A sede de campo ocupa uma área de 274,38 alqueires ou 664 hectares e hoje localiza-se no município de Américo Brasiliense (SP) às margens da Rodovia SP-255 (Rodovia Antonio Machado SantAnna), que liga Araraquara à Ribeirão Preto (SP).

A represa é o símbolo do Clube, e foi construída artificialmente através do represamento do Ribeirão Anhumas.Foi sem dúvida, o primeiro grande desafio na construção do Clube, ela possui 44,65 alqueires ou 108 hectares. Após a barragem que compõe a lagoa, estão oito lagos artificiais que servem para criação de alevinos e peixes para repovoamento da represa,totalizando 5,27 alqueires.

A reserva florestal dentro do Náutico, é a maior da região, com 157 alqueires, esta tem se tornado um oásis para várias espécies de animais e plantas do cerrado, sendo que muitas delas estão ameaçadas de extinção.

Segundo o assessor de imprensa do Clube, Osnei Montanari, um dado importante sobre o Ribeirão Anhumas, é que sua nascente está localizada a cerca de cinco quilômetros do clube e que de sua nascente até a represa não há interferência direta do homem, o que garante a boa qualidade da água.

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Entomologia Aquática da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) confirma a boa qualidade da água que chega à represa do Clube. A conservação das matas ciliares impede o assoreamento do Ribeirão.

O Clube conta com 14.000 associados e dispõe de uma grande infraestrutura para atendê-los. São 226 quiosques, quatro lanchonetes, um restaurante, salão de festas, capela, cachoeira, decks para prática de esportes aquáticos, nove vestiários, três reservatórios de água, dois poços artesianos, quatro cabines de energia elétrica, play ground, 48 boxes para guarda de embarcações, ambulatório médico, casas para empregados residentes e almoxarifado com área de 16.500 m2.

A principal característica do Náutico é a sua preocupação com o meio ambiente, preservação da fauna, flora e o projeto paisagístico apresentado tanto na Sede de Campo, como na Sede Social.

A maior parte da Sede de Campo é uma reserva legal sob proteção ambiental, onde se pode encontrar várias espécies nativas do cerrado brasileiro. Pesquisadores de várias universidades como Ufscar, Uniara, Unesp entre outras desenvolvem pesquisas relativas a Meio Ambiente e Biologia em sua sede de campo que conta com a “Casa dos biólogos” que visa facilitar observação de espécies de animais.

Há muitas espécies de animais catalogados na reserva do Clube: cerca de 35 espécies de mamíferos; 200 espécies de aves e 18 espécies de aves aquáticas. "Há também uma anurofauna, composta de sapos, rãs e pererecas", explica Montanari.

O clube também é visitado por pesquisadores de outros países. Biólogos australianos desenvolveram pesquisas com os marsupiais – gambá e as marmosas, que são parentes do canguru.
O paisagismo é outra preocupação do Clube, e os inícios de seus trabalhos foram no ano de 1972, e foram fortemente influenciados pelo arquiteto e pasagista Roberto Burle Marx. Atualmente o responsável é o engenheiro agrônomo e paisagista Luiz Antonio Ferraz Matthes.

Nas dependências do Náutico, há vastos jardins, jardinagem nas piscinas, nas construções, restaurantes, capela e cachoeira. Toda obra realizada nos canteiros depende de um estudo realizado por paisagistas, arquitetos e biólogos que são colaboradores do clube.
Fauna

Dentre os animais catalogados por biólogos no Clube Náutico destacam-se: a cutia (Dasyprocta aguti), a Jaguatirica ou gato-do-mato (Leopardus pardalis),o pato selvagem (Mergus octosetaceus), o veado, ou cervo e também primatas característicos do cerrado.

As aves também podem ser observadas com facilidade: o quero-quero (Vanellus chilensis),João-de-barro(Furnarius rufus), bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), e a garça (Ardeidae ciconiformes).

Flora

O Clube conta com um horto florestal onde são cultivadas mudas para o replantio e paisagismo. Entre as plantas que podem ser encontradas no clube destacam-se: Buriti (Mauritia flexuosa), guabiroba(Syagrus oleracea), macaúba(Acrocomia aculeata)e algumas plantas frutíferas como: o araçá (Psidium cattleianum), araçá-da-mata (Myrcia glabra), a jabuticaba (Myrciaria trunciflora), figueira (Ficus guaranítica), marmelo (Croton alagoensis), mangaba (Hancornia speciosa).

Palmeiras

O Clube conta com uma das maiores coleções de palmeiras do país. São cerca de 100 espécies diferentes, algumas nativas e outras originárias de outros países como: México, Antilhas, Filipinas, China, regiões da África e da Índia.

Pesca e repovoamento da lagoa

O regulamento do Clube Náutico prevê os tamanhos dos peixes que podem ser retirados da água. O Clube mantém um projeto de repovoamento com o objetivo de manter o número de peixes em níveis satisfatórios, o trabalho é realizado em etapas e consiste em abastecer a represa com milhares de exemplares durante o ano.

Entre as espécies de peixes que podem ser encontradas no Clube estão: Tambacu, pacu, pintado, dourado, tucunaré, tilápia, piauçu, piracanjuba, cachara, lambari, matrinxã, tambaqui, pirarara, piau-três-pintas, cachara, curimbatá, trairão, tabarana, acare, cat-fish, caparari, piraíba, peixe-cachorro, piaiuva e piava-barranqueira, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário