Matéria feita pela TVAra sobre um grupo de estudantes de jornalismo que fez um documentário sobre a história do Rock em Araraquara.
Bem vindo ao Blog Aracoara. Aqui você encontra notícias, curiosidades e a história de Araraquara e região. Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca, Gavião Peixoto, Nova Europa, Boa Esperança do Sul, Trabijú, Dourado, Matão, Dobrada, Santa Ernestina, Taquaritinga, Tabatinga, Itápolis, Ibitinga, Ribeirão Bonito, Ibaté, São Carlos, Brotas, Itirapina.
sábado, 1 de dezembro de 2012
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Especial do Aniversário de 195 anos de Araraquara na TVAra
Confira o Especial do Aniversário de 195 anos de Araraquara da TVAra
Por: Davi Marques Pastrelo
O especial tratou da economia da cidade, da história, dos índios que deram nome à ela, da Revolução Constitucionalista de 1932, dos bustos das personalidades que transformaram a cidade em uma das melhores do pais para se viver.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Vídeos da TVAra - Cartunista Lucas Lima / Música Clássica MIS Araraquara
Cartunista Araraquarense Lucas Lima é destaque nacional
Música Clássica é tema de exposição na Casa da Cultura de Araraquara
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Fotos do vendaval de quarta-feira (20/09) em Araraquara
Por: Davi Marques Pastrelo
Fotos do vendaval de quarta-feira (20/09) em Araraquara.
Mais fotos no link do Araraquara.com
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Bueno de Andrada realiza o 4º Festival do Pastel e do Caldo de Cana nos dis 8 e 9 de setembro
Por: Davi Marques Pastrelo.
Nos dias 8 e 9 de setembro, o distrito de Bueno de Andrada realiza o 4º Festival do Pastel & Caldo de Cana de Bueno de Andrada. O evento será gratuito e contará com barracas de comida, shows musicais, artesanato e exposição de orquídeas.
O festival acontece das 10 às 24h, no último ano 30 mil pessoas visitaram o festival, este ano são esperadas cerca de 40 mil visitantes de Araraquara e cidades da região.
A organização do evento ofereceu treinamento e capacitação para manipuladores dos alimentos e bebidas, inclusive da reciclagem do óleo comestível. Cada uma, das 10 barracas de pastel, poderá vender até 1.500 pastéis por dia. Além do pastel e do caldo de cana, o visitante poderá comprar peças de artesanato, saborear um biscoito mineiro de queijo, degustar a tradicional coxinha dourada, doces caseiros entre outras opções. Outra atração será o “Pastelito", ou pastel no palito”.
Dentre as atrações musicais estão a caravana sertaneja (sábado e domingo, a partir das 15h) e os shows musicais com Mania de Samba (no dia 8, às 20h) e Os Quarentões (dia 9, às 18h). As crianças poderão se divertir no parque inflável, trenzinho, bonde e passeios de pônei.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Ferroviária vence Barretos e fica perto da vaga para a segunda fase. Novorizontino vence Américo Brasiliense e se classifica no Campeonato Paulista da quarta divisão
Por: Davi Marques Pastrelo
A Ferroviária venceu o Barretos sem dificuldades por 2 a 0 na noite deste sábado, na Arena da Fonte, pela 11ª rodada da Copa Paulista. Os gols foram marcados por Róbson e Welington Amorim.
Com o resultado, a AFE está na vice-liderança do Grupo-1, com 18 pontos e ficou bem perto da classificação antecipada. No domingo de manhã, a equipe de Penápoles venceu o Marília por 3 a 1. Para conseguir a vaga com três rodadas de antecipação, a Locomotiva precisava de um empate do Penapolense contra o Marília.
Campeonato Paulista da quarta divisão
O Novorizontino venceu o Américo Brasiliense venceu por 1 a 0 em Novo Horizonte na manhã de domingo (2) e terminou a quarta fase do Campeonato Paulista na liderança do grupo 16.
Novorizontino 1 X 0 Américo Brasiliense.
O Novorizontino venceu o Américo Brasiliense venceu por 1 a 0 em Novo Horizonte na manhã de domingo (2) e terminou a quarta fase do Campeonato Paulista na liderança do grupo 16.
Novorizontino 1 X 0 Américo Brasiliense.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
O Núcleo de Artes Visuais (N.A.V.) de Araraquara abre inscrições para o curso de desenho de paisagem natural
Por: Davi Marques Pastrelo
O Núcleo de Artes Visuais (N.A.V.) está com inscrições abertas para o curso de Desenho de Paisagem do Natural.Sob orientação de Francisco Lopes - Kiko - é oferecido ao participante um método único de ensino do desenho, método este que revolucionou, por sua eficiência, o ensino artístico na cidade.
O curso de desenho de paisagens do natural é um guia que conduzir o aluno desde os ensinamentos básicos, mais elementares, até as mais apuradas formas de expressões artísticas. É um curso de desenho completo e único, com aulas práticas constantes do natural.
Informações e folheto explicativo gratuito pelos telefones 3322-3378 ou 3336-6399.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Araraquara, cidade politicamente correta
Por: Davi Marques Pastrelo
Nessa época de eleição vejo muitas postagens de pessoas que se intitulam politizadas nas redes sociais e na internet sobre política local e possíveis soluções para problemas públicos e administrativos.
Excluindo-se os que trabalham em campanhas, que são pagos para conseguir votos para seu candidato pois este é o trabalho deles, não creio que os demais realmente sejam tão bondosos e estejam preocupados com o bem estar de todos !
Vejo "graves denúncias" e ataques a políticos de todos os lados por parte dos “politizados”.
Na política municipal, já vi o partido X e o Y no governo e nada ou pouca coisa mudou! A nível nacional, quem privatizou tal empresa? Quem criou o mensalão? É tanta sujeira que é difícil acreditar em alguém.
Pergunto-me se os que dedicam seu tempo a escrever atacando candidatos, fazem isso por ideologia ou se pretendem conseguir uma maneira de ganhar a vida mais facilmente.
Basta andar pelas ruas da cidade ou vasculhar nas redes sociais para ver que muitas destas pessoas têm contatos com políticos da oposição, quando não com seus assessores.
Então me vêm a pergunta:
Realmente querem o bem de todos? Planejam lançar candidatura nas próximas eleições? O que fazem para ganhar a vida?
Não me estranharia se algum dia viesse à tona que alguns deles são pagos para fazer tais “denúncias” e menos ainda se os visse candidatos nas próximas eleições, afinal quem quer perder a “boquinha” de uma vaga na Câmara Municipal ?
Fato é que o país tem tanta gente de caráter, gênios políticos e grandes administradores que é impossível compreender como ainda não somos a maior potência mundial.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Ferroviária de perde de goleada para o Penapolense em Penápolis. Américo Brasiliense perde para o José Bonifácio e está eliminado do Campeonato Paulista da quarta divisão
Por: Davi Marques Pastrelo
A Ferroviária perdeu na manhã de domingo (26) por 4 a 0 para o Penapolense, Penápolis em jogo válido pela nona rodada da primeirafase da Copa Paulista. O resultado tirou a invencibilidade da Locomotiva, que apesar da derrota permanece na liderança do Grupo 1 com 15 pontos.
A equipe de Penápolis abriu o placar aos 45 minutos do primeiro tempo, no segundo tempo o Penapolense marcou mais três gols.
Campeonato Paulista da Quarta Divisão
Jogando em casa, o Américo Brasiliense perdeu para o José Bonifácio por 2 a 1 e está eliminado do Campeonato Paulista da quarta divisão. Com o resultado, a equipe de Américo soma apenas um ponto em quatro jogos disputados.
Confira os resultados e a classificação:
Américo Brasiliense 1 X 2 José Bonifácio
Novorizontino 3 X 1 Guarujá
São Vicente 2 X 0 Jaboticabal
Matão completa 114 anos dia 27 de Agosto
História de Matão
Por: Davi Marques Pastrelo
Por volta de 1880 colonos começaram a estabeler-se onde hoje é a cidade de Matão, nessa época a região ainda fazia parte do município de Araraquara.
No ano de 1892 a região já tinha várias fazendas de café, os fazendeiros ali estabelecidos viram a necessidade de fundar uma vila, visando um maior conforto, fato que se realizou em 13 de fevereiro de 1892. Em uma reunião realizada na residência do Coronel João de Almeida Leite Moraes que contou com a presença do juiz de direito da comarca de Araraquara Dr. Américo Franklin de Menezes Dória como presidente, ele expôs as vantagens que teriam a construção de uma capela e cemitério para o inicio de uma futura povoação. Nessa reunião foi nomeada uma comissão para realizar essa tarefa.
A comissão nomeada negociou com o Senhor José Inocêncio da Costa, então proprietário das terras onde seria erguida a nova vila dez alqueires por um conto de reis, e fez a doação dessas terras para a fundação do futuro povoado. Após a aquisição das terras tratou-se de demarcar o local onde se ergueria a futura capela, a construção foi dedicada ao Senhor Bom Jesus das Palmeiras (nome da nova vila) e teve início no final de 1893, sendo que a primeira missa foi celebrada no dia 25 de março be 1895.
Com a chegada cada vez maior de colonos atraídos pelas terras férteis e pessoas que se estabeleceram com casas de comércios, a vila foi elevada a Distrito de Paz. Em 27 de agosto de 1898, pela Lei Estadual nº 567, já com o nome de Matão, a cidade é elevada à categoria de município e é desmembrada de Araraquara.No final do mesmo ano, os trilhos da ferrovia chegam ao município.
Em 28 de março de 1899, toma posse a primeira Câmara Municipal, composta pelos Vereadores: Dr. Leopoldino Martins Meira de Andrade Capitão Theófilo Dias de Toledo, Capitão Ottoni Corrêa, Farmacêutico Cairbar de Souza Schutel, Tenente José Pio Corrêa da Silva, sendo suplentes os Senhores Emílio D´Agostino, Tenente Paulo do Amaral Sampaio, Antonio Kfouri, Amador Cândido Rodrigues, Capitão Christovam Corrêa de Arruda, Francisco Pires Fleury e Major Mathias Dias de Toledo.
Câmara Municipal de Matão, década de 30.
Matão teve um dos primeiros jornais da região, em 1901 o jornal local "O Município de Matão" circulou pela primeira vez, sob a direção do Senhor João Silveira.
Em 2 de Abril de 1901 foi inaugurada a estação de trens da Vila de Dobrada e no mesmo ano foi iniciada a construção da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.
Praça Central de Matão década de 20.
Em 30 de dezembro de 1953, o município de Matão é elevado à categoria de Comarca, fazendo parte da mesma somente o município de Matão e limitando-se com municípios de Araraquara, Nova Europa, Tabatinga, Itápolis, Taquaritinga e Guariba pela lei Estadual Nº 2.456 do mesmo ano.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Vídeos de Araraquara. Vagão desgovernado. Rajada de vento.
07/02/2012- TVARA - Vagão da ALL Desgovernado Bate em Trem
25/10/2011 - Rajada de vento em Araraquara
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Taquaritinga completou 120 anos de sua fundação dia 16 de agosto
História de Taquaritinga:
Por: Davi Marques Pastrelo
A vila que deu origem à Taquaritinga foi fundada em 8 de junho de 1868 com o nome de Vila de São Sebastião dos Coqueiros. A cidade possuiu vários nomes antes do atual, Taquaritinga, é originário do Tupi-Guarani e significa " Água branca da taquara", os termos takûara (taquara), 'y (água) e tinga (branco).Em 25 de julho de 1892, foi elevada à distrito de Jaboticabal com o nome de Ribeirãozinho. Em 16 de agosto de 1892 foi elevado à município, no entanto, o nome Taquaritinga somente foi adotado em 25 de novembro de1907.
Fundada com a doação de terras de proprietários rurais liderados por Bernardino José de Sampaio, uma área de 64 alqueires na Fazenda Boa Vista próxima às margens do Ribeirão dos Porcos. As terras eram avaliadas em 180 000 réis, foram doadas para constituírem a localidade de São Sebastião dos Coqueiros, o nome era devido à abundância desta árvore na região.
O marco para a construção de Taquaritinga é onde atualmente se encontra a Praça Doutor Waldemar d'Ambrosio (antiga Praça Centenário), desde 1992 é usada a Praça 1º de Maio.
A vila entretanto, teve início na margem direita do riacho Ribeirãozinho, local conhecido como baixada do Sapo. Historiadores registram que o primeiro casebre, construído de pau-a-pique é atribuída ao caboclo Joaquim Gerônimo. O local servia de “o pouso” para viageiros, transportadores de boiadas e tropas, provenientes do latifúndio de José Francisco de Castilho, o “Capa Preta”, dono da sesmaria que se estendia do sertão de Araraquara até o rio Tietê. Na atual rua Hermínio Piva, próximo de onde hoje está instalado o Frigorífico Taquaritinga.
Bernardino José de Sampaio nasceu em 13 de novembro de 1831 em Araraquara. Doou quinze dos 64 alqueires doados em 1868, em 1870 morava na Fazenda Paraguaçu, onde iniciou a primeira cultura de café. Em 25 de julho de 1892, foi eleito o primeiro juiz de Paz, em 22 de dezembro do mesmo ano foi eleito primeiro presidente da câmara. Faleceu em 22 de abril de 1896, aos 65 anos, seu corpo foi o primeiro a ser sepultado na atual necrópole.
A REVOLTA DO RIBEIRÃOZINHO
O final do século XIX e início do século XX no Brasil e em São paulo foi marcado pela disputa entre Republicanos e pessoas que se opunham e pretendiam restaurar a Monarquia no Brasil, com a coroação do príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança.
O então presidente da República era Campos Salles, o levante em Taquaritinga, na época chamada de Ribeirãozinho teve início em 23 de agosto de 1902. Às três horas da manhã alguns homens cercaram a cidade e proclamaram a Monarquia, invadiram a delegacia, onde depuseram o delegado Virgílio Nogueira, deixando Thomaz Mendonça como interino.
Avelino Nogueira tomou a estação ferroviária e disparou mensagens de telégrafo para diversos locais, comunicando que o regime monárquico havia sido restaurado em Ribeirãozinho. Os cerca de 200 revoltosos pretendiam seguir para Araraquara e de lá ir à São Paulo participar do jantar em homenagem ao Imperador empossado. O aviso no entanto, não veio no dia seguinte, o telegrama que chegou avisava que o Governo Republicano não tinha aceitado a notícia da revolta e que havia preparado um contra ataque.
O telegrama trazia a mensagem: “Não venham mais. Revolta fracassou. Segue trem especial 400 praças”. Neste momento ficaram sabendo que apenas em Ribeirãozinho e em Espírito Santo do Pinhal o movimento foi levado à sério.A restauração da Monarquia em Taquaritinga durou pouco mais de um dia e o fato entrou para a História como a Revolta do Ribeirãozinho. Até hoje a coroa imperial está representada nos símbolos municipais.
Os líderes da campanha foram Joaquim Matheus Côrrea, Pedro Paulo Côrrea, Leonardo Botelho, Thomaz Sebastião de Mendonça, João de Toledo Lara, coronel João Ferreira de Castilho, Dr. Augusto de Castilho, Dr. Eulógio de Matos Pitombo, coronel Gustavo Augusto de Moraes, José Ferreira Leite, Alberto Costa Osório de Souza e Avelino de Negreiros, dentre outros.
A revolução constitucionalista de 1932:
A Revolução Constitucionalista de 32 foi o maior conflito militar da história brasileira no século passado. O estado de São Paulo tinha como objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o país e o separatismo do estado.
Taquaritinga teve participação decisiva no confronto enviando mais de 300 homens ao front. Os voluntários assinaram um livro que está até hoje na Prefeitura Municipal. As mulheres contribuíram com a costura de fardas, enquanto os homens que não puderam ir cuidavam das famílias daqueles que foram para a guerra.
No coreto da praça que depois se chamaria “9 de Julho”, (atualmente Praça Dr. Horácio Ramalho), foi instalado um alto-falante, de onde se transmitiam notícias do front. Três taquaritinguenses morreram durante os conflitos: Clineu Braga de Magalhães, Dilermando Dias dos Santos e Octávio dos Santos Calheiros.
Rincão completou 54 anos dia 20 de Agosto
História de Rincão
Por: Davi Marques Pastrelo
As sesmarias que formaram a cidade de Rincão foram: Sesmaria do Rancho Queimado, Sesmaria das Almas, Sesmaria Anhumas, Sesmaria Bonfim e Sesmaria Simão (Motuca), estas foram divididas em 1812, por José Joaquim da Rocha, juiz de medições.
A vila que daria origem a cidade de Rincão, era conhecida por Paciência, povoação situada à direita do Córrego da Paciência, que margeia o município.Em 1880, a vila possuía apenas 3 casas de taipa e barro, ficava à margem direita do córrego da Paciência, na Fazenda São José da Cachoeira. Nela, os moradores construíram uma capela e deram ao lugar a denominação de Rincão.
A origem do nome provém dos tropeiros gaúchos, que passavam pela região, conduzindo suas tropas com destino ao Mato Grosso ou ao rio Grande do Sul. Na linguagem popular, rincão significa um lugar comum; para os gaúchos é um acidente geográfico, lugar que lhes possibilitava acampar e cercar o gado, daí derivou a palavra “arrinconar” o gado, durante o pouso da jornada.
Em 1884, com a noticia de que a linha férrea da Cia. Paulista passaria pela vila, os proprietários da Fazenda São Jose da Cachoeira, decidiram construir uma capela em terras doadas por João Luis Caetano Sampaio.
Foram fundadores, João Luís e Francisco Caetano Sampaio.
Os trilhos da Companhia Paulista chegaram em Rincão no dia 1º de Abril de 1892, o que ocasionou um impulso para a economia da cidade, cuja base era café e pecuária.
Em 24 de dezembro de 1909, pela Lei nº 1914, foi criado o Distrito de Paz de Rincão, vinculado ao Município de Araraquara.
Emancipação:
A idéia de emancipar Rincão teve inicio em 1928. Contudo, somente no ano de 1948 foi organizada a primeira comissão para pleitear a emancipação da cidade. Em 19 de Abril de 1948, foi dada a entrada dos papéis necessários na comissão de Geografia e Estatística da Câmara dos Deputados de São Paulo. Essa comissão era formada por: Honório Tonucci, Paschoal Colesante, Arthur Urbano, Fridellis Ranalli, dentre outros. Em 20 de agosto de 1948, pela resolução nº 39 a Assembléia Legislativa de São Paulo, determinou que fosse realizado o plebiscito para a emancipação do Distrito de Rincão.
A primeira eleição no entanto, somente foi realizada em 13 de março de 1949, nela foram escolhidos, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores Municipais.
Bairro do Taquaral:
O Bairro do Taquaral, localiza-se à cerca de 16 Km de distância de Rincão e conta com aproximadamente 1.500 habitantes.
As primeiras habitações do bairro remontam à Fazenda Jatahy, de propriedade do Conde Ribeiro do Vale (Manuel Joaquim Ribeiro do Vale), cafeicultor mineiro que se instalou na região. A fazenda era grande e abrangia parte dos atuais municípios de Rincão, São Simão, Araraquara, São Carlos e Motuca.
Em 1932, moradores de Araraquara fundaram às margens do Rio Mogi-Guaçú, o Clube de Pesca Frente Única. A pesca ainda movimenta a economia do bairro, juntamente com a aextração de areia e argila para as olarias.
Atualmente o bairro conta com uma unidade de Posto de Saúde, uma escola de ensino fundamental, a EMEF “Maria Ignês Menin Biffi”, a escola infantil, EMEI “Augusto Costa”, um campo de futebol municipal e Estação de Tratamento de Esgoto, para tratamento de 98% dos resíduos através de fossa séptica.
Araraquara 195 anos: A Igreja Matriz de São Bento
Por: Davi Marques Pastrelo.
A fundação de Araraquara ocorreu em 1817, entretanto, a primeira capela da então Vila de São Bento de Araraquara foi erguida por volta do ano de 1805 por Pedro Jose Neto e seus filhos.
Originalmente coberta de palha, com paredes de taipa, o primeiro Padre foi o vigário Francisco Manuel Malachias. De fronte a capela passava um córrego, que seria motivo de discórdia durante muitos anos por parte dos moradores.
A capela ficava na Sesmaria do Ouro, de propriedade do Padre Joaquim Duarte Novais, que morava em Itu, e doou 400 braças para a Freguesia de São Bento de Araraquara, alem de ter doado também a primeira imagem sacra, do Santo São bento, que viria a se tornar padroeiro da cidade.
De acordo com o dito popular, a especialidade deste santo é domesticar cobras, o que explica a lenda de que sob a Matriz mora uma serpente, que cada vez que se mexe derruba uma parte da igreja, que nunca fica pronta.
A terceira Igreja Matriz foi construída em 1866, terminada em 1875, e demolida em 1887 pelo Padre Francisco Luciano Pacheco. Diante da igreja é possível ver o famoso rego d'água que cortava o pátio da Igreja e que nos primórdios do vilarejo abastecia a cidade com água.
A quarta Igreja Matriz foi inaugurada em 13 de Novembro de 1891, pelo Bispo Luis Deodato, foi modificada no ano de 1908 pelo vigário Antonio Cezarino e demolida em 6 de Setembro de 1956.
Igreja Matriz após a reforma de 1908.
Atual versão da Igreja Matriz de Sâo Bento ainda em fase de construção. Um fato interessante é que a torre da Igreja é mais alta que a Catedral da vizinha cidade de São Carlos. Esse foi um dos pedidos do pároco da Igreja quando a construiu, o detalhe acima da cúpula foi acrescentado para obter-se o resultado desejado.
Com a chegada do sécclo XXI, a cidade recebeu a notícia de que a Igreja Matriz finalmente será concluída. Um fiel doou um apartamento de dois quartos que será rifado e sorteado em outubro entre os fiéis que comprarem rifas e o valor arrecadado custeará a obra. Cada número irá custar R$ 250 e poderá ser comprado na paróquia.
"O objetivo da rifa é concretizar uma das etapas da reforma da igreja: o telhado", conta o padre Marcelo Aparecido de Souza.
O projeto da revitalização da igreja está orçado em R$ 4 milhões. As obras no templo começaram há 50 anos e nunca foram concluídas. Só o telhado custará R$ 250 mil, quantia que o padre espera arrecadar com o sorteio do apartamento.
Lenda:
Segundo uma lenda urbana, uma serpente vive no porão da igreja e cada vez que ela se mexe, parte do prédio cai. No entanto, os fiéis acreditam que é ela que impede o final das obras. A cada oito anos, a serpente acordaria por sete minutos. A história data de 1893 e surgiu depois que uma mulher jogou o próprio filho no córrego que passava em frente à igreja. Hoje, o rio é canalizado, e a criança teria se transformado na serpente, que mora no porão sob o prédio.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Araraquara comemora 195 anos com shows e atrações
Por: Davi Marques Pastrelo
Para comemorar seus 195 anos, Araraquara realiza na quarta-feira, dia 22 de agosto o Show Sertanejo de Aniversário, evento – realizado em parceria pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart com a Rádio Morada do Sol e Rádio Cultura. A festa acontece na Praça Scalamandré Sobrinho (em frente à Arena da Fonte), a partir das 15 horas.
Os grandes nomes que fazem a festa do Show Sertanejo de Aniversário irão movimentar a Fonte Luminosa, com sucessos conhecidos do público geral. João Carreiro e Capataz, Edson e Hudson, João Neto e Frederico, João Bosco e Vinícius, Sorriso Maroto, Marcos e Belutti, Katinguelê, Mato Grosso e Mathias, Zé Henrique e Gabriel, Fred e Gustavo, Juliano Cézar, Ataíde e Alexandre, Trio Bravana - entre outros - são algumas das atrações que devem movimentar a Praça Scalamandré.
Os atuais e grandes sucessos destes artistas irão compor um repertório diversificado e animado para saudar os 195 anos da cidade, além de comemorar também os 80 anos da Rádio Cultura.
Além dos shows, haverá a Praça de Alimentação, com quiosques e ambulantes, e a Feira de Artesanato que deve levar muitas novidades à praça. A festa contará com profissionais envolvendo guardas municipais e seguranças privados, além do apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do SAMU e dos departamentos de Trânsito e Posturas da Prefeitura. No dia 22, das 0 às 24 horas, os ônibus do transporte coletivo urbano da CTA e Paraty circularão gratuitamente.
Ao todo serão 23 atrações musicais. Cada uma irá tocar aproximadamente 30 minutos. Confira a programação completa: Guilherme e Gustavo, George Henrique e Rodrigo, Edson e Hudson, Sorriso Maroto, Mato Grosso e Mathias, Henrique e Juliano, João Neto e Frederico, Eduardo e Marcelo, Zé Henrique e Gabriel, Marcos e Belutti, João Carreiro e Capataz, Trio Bravana, Fred e Gustavo, Kleo Dibah e Rafael, João Bosco e Vinícius, Rony e Rangel, Juliano Cezar, Erick e Léo, Pixote, Léo e Júnior, Zé Ricardo e Thiago, Ataíde Alexandre, e Katinguelê.
SERVIÇO:
195 anos de Araraquara
Show Sertanejo de Aniversário
Local: Praça Scalamandré Sobrinho (em frente à Arena da Fonte – Fonte Luminosa)
Horário: a partir das 15 horas
Entrada gratuita
TVAra comemora dois anos com bolo de dois metros na Praça Escalamandré Sobrinho
Por: Davi Marques Pastrelo
Para comemorar seus dois anos de vida, a TVAra fez um bolo de dois metros que será distribuído na Praça Escalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte Luminosa.
O evento acontecerá dia 21 de agosto das 17 às 19h.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Pela Copa Paulista, Ferroviária vence Noroeste por 1 a 0. Américo Brasiliense perde fora de casa e se complica pelo Campeonato Paulista da quarta divisão
Por: Davi Marques Pastrelo
Na noite do último sábado (18), a Locomotiva venceu o noroeste de Bauru por 1 a 0 na Arena da Fonte. Com a vitória, a equipe grená chegou aos 15 pontos disparando na liderança do grupo 1. O vice-líder América de São José do rio Preto, perdeu do Marília por 2 a 1, e permanece com 11 pontos.
O gol da vitória foi marcado pelo atacante Wellington Amorim, aos 38 minutos do primeiro tempo.
Campeonato Paulista da Quarta Divisão:
Pelo campeonato paulista da quarta divisão, o Américo Brasiliense perdeu por 1 a 0 do José Bonifácio jogando fora de casa e segue na lanterna de seu grupo.
O Novorizontino venceu o Guarujá por 2 a 0 e segue na liderança do grupo com sete pontos.
sábado, 18 de agosto de 2012
Nova Logo do Blog Aracoara.
Por: Davi Marques Pastrelo
O Blog Aracoara está com nova logomarca, a arte em 3D é do designer gráfico Rafael Maia de Oliveira Carvalho. A arte retrata a silhueta de Araraquara no por do Sol. Para confeccionar a arte, ele usou o programa Cinema 4D.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Ferroviária empata em 1 a 1 com o Marília na casa do adversário. Américo e Novorizontino empatam sem gols pelo Campeonato Paulista da quarta divisão
Por: Davi Marques Pastrelo.
O jogo foi marcado por falhas de ambos os goleiros. O gol da Locomotiva saiu após uma saída de bola errada do goleiro Carlão aos 34 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, o goleiro grená falhou em um chute da intermediária que deixou tudo igual.
O resultado manteve a AFE na liderança do Grupo 1, com 12 pontos, um a mais que o vice-líder América. Já a agremiação de Marília continua na sexta posição, com 5 pontos.
A Locomotiva volta a campo no próximo sábado, às 18h30, na Arena da Fonte, contra o Noroeste de Bauru.
Campeonato Paulista da Quarta divisão, confira os resultados da primeira rodada:
Américo 0 X 0 Novorizontino
Jaboticabal 1 X 2 Tupã
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Vídeos da TVAra
TV Ara - Escolhida como sub-sede da Copa de 2014, Araraquara busca melhorar infra-estrutura
TV Ara - Taxistas de Araraquara aprendem uma nova língua de olho na Copa de 2014
Tv Ara - Araraquara ganha clube mirim de filatelia, a arte de colecionar selos
TV Ara - Em 48 horas Araraquara registra dez grandes queimadas
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
AFE vence América por 2 a 1 e segue na liderança invicta da Copa Paulista. Confira os resultados e classificados para a terceira fase do Campeonato Paulista da Quarta divisão
Por: Davi Marques Pastrelo
Em jogo válido pela 6ª rodada do Grupo 1 da Copa Paulista, a Ferroviária
derrotou o América por 2 a 1, na noite de sábado na Arena da Fonte. Com o
resultado, a AFE segue invicta na Copa Paulista e chegou à liderança isolada do
Grupo 1, com 11 pontos ganhos.
Os gols da equipe grená foram marcados na primeira etapa. Daniel abriu o
placar aos 32 minutos e Alan marcou aos 38.
Mesmo com a derrota, o América continua na vice-liderança da chave, com oito
pontos.
Na próxima rodada, a Locomotiva viaja a Marília para enfrentar os donos da
casa, no próximo domingo, às 10h. O MAC é o vice lanterna do Grupo 1, com quatro
pontos.
Campeonato Paulista da Quarta divisão:
Américo Brasiliense e Novorizontino seguem representando a
região no campeonato.
Confira os resultados e classificados na última rodada da
segunda fase do Campeonato Paulista da Quarta divisão:
CAV 1 X 0 Jaboticabal
Américo Brasiliense 3 X 0 Mogi da Cruzes
Novorizontino 2 X 0 Osasco
Guariba 1 x 2 Mauaense
Na terceira fase os 16 clubes classificados, serão divididos
em quatro grupos de quatro, que jogarão dentro dos respectivos grupos em turno
e returno, classificando-se para a quarta fase os dois clubes com o maior
número de pontos ganhos em cada um dos grupos.
Grupo 14
Votuporanguense
Nacional
Osasco
Sport Barueri
Grupo 15
Fernandópolis
Joseense
Mauaense
Sumaré
Grupo 16
Novorizontino
Guarujá
José Bonifácio
Américo Brasiliense
Grupo 17
Tupã
Olímpia
São Vicente
Jaboticabal
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Copa Paulista: AFE vence Penapolense. Paulista da Quarta divisão: Resultados dos times da região
Por: Davi Marques Pastrelo
Na estréia diante de sua torcida na noite de sábado na Arena da Fonte Luminosa, a Ferroviária consegiu uma importante vitória contra o Penapolense, 1 a 0. Com o resultado, a Locomotiva chegou aos quatro pontos, dividindo a liderança do grupo 1 ao lado do Noroeste, que venceu o Barretos por 2 a 1 também na noite de sábado, na cada do adversário.
A equipe grená atuou quase o jogo todo com um jogador a menos, pela segunda rodada da Copa Paulista.
O próximo adversário da AFE será o Barretos, no próximo sábado às 19 horas, no Estádio Fortaleza, na cidade de Barretor. A partida terá transmissão ao vivo da Rede Vida.
Campeonato Paulista da quarta divisão
Pelo Grupo 8, o Jaboticabal venceu o Mathiqueira por 2 a 1 na casa do adversário. Com o resultado, o Jabuca ficou em segundo lugar no seu grupo.
Jogando em casa, pelo Grupo 10, o Novorizontino venceu o Américo Brasiliense por 1 a 0 e assumiu a liderança do grupo. O Américo Brasiliense caiu para terceiro lugar com quatro pontos somados em três jogos.
Pelo Grupo 11, o Guariba perdeu em casa para o Primavera por 1 a 0 e caiu para a terceira colocação.
Confira os resultados e classificação
sábado, 21 de julho de 2012
Boa Esperança do Sul completa 104 anos dia 21 de julho
Por: Davi Marques Pastrelo
A cidade de Boa Esperança do Sul (SP), completa 104 anos no dia 21 de julho.
O povoado que deu origem à cidade teve origem às margens do rio Boa Esperança. Em 1887, foi formado neste local o Patrimônio da Capela de São Sebastião a pedido de Manoel Jorge de Marins, onde antes já havia uma pequena capela. Consta que os fundadores da lugarejo foram os senhores Firmino da Silva Braga e Francisco Henrique.
Entre os anos de 1850 a 1904, foram doados cerca de 209 alqueires para povoação e agregados ao Patrimônio, os doadores foram: Marcella Martha de Jesus, Joaquim da Costa Sobrinho, Amanicho de Oliveira Sardinha, Antônio José da Motta, Lourenço José de Faria, Maria Rita de Camargo e Joaquim Francisco da Cruz.
Antiga Igreja de Santo Antônio
Em 23 de julho ds 1.895, o lugarejo foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Boa Esperança, e em 21 da julho de 1.898, Boa Esperança foi elevada á município. Em 24 de junho de 1.934, foi criado no território da Boa Esperança, o Distrito de Paz de Trabijú, que dista cerca de sete quilômetros ds cidade.
Em 30 de novembro de 1.944, o município de Boa Esperança passou a se denominar “Boa Esperança do Sul, para não ser confundida com a cidade mineira de Boa Esperança.
A data ds aniversário do município é 21 de julho, data de emancipação político-administrativa, atualmente, Boa Esperança do Sul pertence atualmente à 129 Região Administrativa do Estado de São Paulo, com sede em Araraquara.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Américo Brasiliense empata e divide a liderança do grupo 10 com o Novorizontino. Confira os resultados dos times da região no paulista da quarta divisão
Por: Davi Marques Pastrelo.
Jogando em casa, o Américo Brasiliense empatou ontem em 0 a 0 com o Guarujá e perdeu a chance de assumir a liderança isolada do grupo 10. O Novorizontino venceu o Mogi das Cruzes por 4 a 0 e alcançou a Águia em número de pontos.
Na rodada do final de semana, Américo e Novorizontino se enfrentam em Novo Horizonte.
Pelo grupo 8, o Jaboticabal jogou no litoral contra o Guarujá por e perdeu por 1 a 0, e caiu para a terceira colocação. No final de semana, o Tigre de Athenas jogará contrao Manthiqueira fora de casa.
Jogando em casa, o Guariba empatou em 1 a 1 com o Tupã e somou seu primeiro ponto na segunda fase. Pela última rodada do 1º turno da segunda fase, o Guariba enfrenta o Primavera em casa, precisando da vitória.
Confira os resultados e a classificação dos times da região no paulista da quarta divisão:
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Ferroviária empata sem gols em Bauru na estreia da Copa Paulista 2012. Resultados dos clubes da região pela 4ª divisão do paulista
Por: Davi Marques Pastrelo
O técnico Ito Roque buscou mesclar atletas da Série A2 com os reforços que chegaram para a nova temporada. A locomotiva dificuldades para chegar ao gol adversário no primeiro tempo, no segundo tempo com um jogador a mais, as oportunidades foram defendidas pelo goleiro do Norusca.
No próximo sábado a AFE enfrenta o Penapolense às 18h30, na Arena da Fonte Luminosa. Já o Noroeste enfrenta o Barretos, sexta-feira, fora de casa.
Paulista da quarta divisão
Pela segunda fase do campeonato paulista da quarta divisão, o Américo Brasiliense estreou com goleada fora de casa por 3 a 0 contra o Mogi das Cruzes e assumiu a liderança do grupo 10, já que Novorizontino e Osasco empataram em 1 a 1.
Jogando em Mauá, o Guariba perdeu por 1 a 0 para o time da casa.
sexta-feira, 13 de julho de 2012
11º Araraquara Rock começou nesta quinta-feira. Confira a programação
Por: Davi Marques Pastrelo
A banda brasiliense Plebe Rude abriu o 11º Festival Araraquara Rock nesta quinta-feira (12), na área interna do Sesc às 20h. O festival segue até domingo, e neste ano o evento conta com atividades como cinema, exposições, workshops e intervenções artísticas.
Dentre as bandas que serão atração deste ano, estão a Eletrofan e Tokyo Savannah que tocam na sexta-feira (13). No sábado (14), será a vez de Dead Or Alive, Shadowside e Viper. O festival se encerra no domingo (15) com Garotos Podres e CPM22.
Novidades
Este além do palco principal, o Araraquara Rock contará com o palco Garagem, que busca resgatar o rock’n roll local. As apresentações serão feitas nas tardes de sábado e domingo, dias 14 e 15 de julho e as bandas foram selecionadas através de inscrição prévia.
Outra novidade deste ano, foi a Área de Camping reservada para o público que não reside na cidade. O Camping está localizado em frente ao Teatro de Arena. O acesso ao Camping somente é permitido às pessoas que fizerem sua inscrição com antecedência.
Confira a programação completa do 11º Araraquara Rock
Rincão realiza 12ª Festa Junina entre os dias 13 a 15 de julho. Confira a programação
Por: Davi Marques Pastrelo
Rincão realiza a 12ª Festa Junina da cidade, entre os dias 13 a 15 de Julho. As atrações serão na antiga estação de trem da cidade, que após passar por reformas é o atual Paço Municipal. Alguns eventos serão na área interna e outros na praça em frente à estação.
Confira a programação completa:
Dia - Horário - Local - Atração
13/07 – 6ª Feira 21h00 Interno DJ DEIVID Variado
21h00- Externo Eliê & Cia Universitário
23h00- Externo Silvano Lucas e Leandro Universitário
14/07 – Sábado 21h00 Interno DJ DEIVID Variado
21h00- Externo Eles e Ela Variado/Universitário
23h00- Externo João Victor e Tiago Universitário
15/07 - Domingo 21h00 Interno DJ SPUTNIK’S Variado
24h00- Interno Cadeia Nacional Variado
20h30- Externo Rubens Felix e Adalto Variado
22h00- Externo Homens de Lata Variado
terça-feira, 10 de julho de 2012
Confira os grupos de cada um dos clubes da região na segunda fase do Campeonato Paulista da 4ª divisão
Por: Davi Marques Pastrelo
A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da 4ª divisão, definiu os últimos classificados para a segunda fase. A região segue representada pelo Américo Brasiliense, Guariba, Jaboticabal, Novorizontino e pelo Pirassununguense.
O C.A.T. (Taquaritinga) somou apenas dois pontos em dez jogos e foi o pior clube da competição. Confira os resultados e os adversários da próxama fase.
Jaboticabal 2 X 0 José Bonifácio.
Guariba 6 X 1 Radium de Mococa
Olímpia 2 X 0 Matonense
C.A.T. (Taquaritinga) 1 X 3 Novorizontino
Lemense 2 X 2 Pirassununguense
Na Segunda Fase, os 24 clubes estarão divididos em seis grupos de quatro, que jogarão dentro dos
respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a terceira
fase os dois clubes com o maior número de pontos ganhos de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados.
Segunda Fase
O Jaboticabal estará no Grupo 8, ao lado do Manthiqueira, Guarujá e CAV. O Américo Brasiliense enfrentará na segunda fase pelo Grupo 10, o Novorizontino, Osasco e Mogi das Cruzes. Pelo Grupo 11, o Guariba enfrentará o Tupã, Mauaense e Primavera. pelo Grupo 13, o Pirassununguense, terá como adversários o Joseense, o Sport Barueri e o São Vicente.
Confira os 24 classificados e os grupos
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Araraquara teve participação expressiva na Revolução de 1932
Por: Davi Marques Pastrelo
De acordo com pesquisas realizadas em jornais e documentos
disponíveis na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Museu da Rua
Voluntários da Pátria, e no Arquivo Histórico Rodolpho Tellaroli de Araraquara (SP), cerca de 528 homens
alistaram-se para lutar nas mais diversas frentes e a cidade também
teve grande importância na arrecadação de títulos de bônus para a causa
constitucionalista, na distribuição de alimentos, armas e treinamento
de tropas para a Revolução.
O destino mais
comum dos araraquarenses foram a capital paulista, de onde depois
seguiam para as frentes de batalha, a fronteira com Minas Gerais e o
Vale do Paraíba. Outro destino comum dos araraquarenses foi São José do
Rio Pardo (SP), onde lutou o 2º batalhão da cidade.
De
acordo com a gerente do Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da
Pátria", Virgínia C. Fratucci de Gobbi, na atual
praça Pedro de Toledo haviam manifestações favoráveis aos
revolucionários. Outros pontos de concentração eram a Avevida Portugal,
esquina com a Rua São Bento (Rua 3) e o largo da atual prefeitura,
onde haviam auto-falantes que transmitiam notícias sobre o fronte.
Virgínia esclarece ainda que muitas mulheres alistaram-se para
trabalhar como costureiras e enfermeiras no conflito.
Foto de desfile em pró da Revolução de 1932, CD Araraquara 100 anos, Prefeitura Municipal de Araraquara.
Durante o conflito, seis
soldados araraquarenses morreram em combate: Bento de Barros, Diógenes
Muniz Barreto, Joaquim Alves, Joaquim Nunez Cabral, José Cesarini e
Waldomiro Machado. Seus nomes estão numa placa de bronze na estátua em
homenagem à Revolução Constitucionalista de Araraquara, atualmente
localizada na Avenida Bento de Abreu, no bairro da Fonte Luminosa.
Apesar
de São Paulo ter sido derrotado no conflito armado, foram convocadas
novas eleições em 1933, consolidando o processo de constitucionalização
do país em 1934. Outra consequência foi que o estado voltou a ser
governado por paulistas. Contudo, Vargas havia derrotado o maior bolsão
de resistência a seu governo.
Outras cidades da região que na época eram distritos de Araraquara, como Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca, Gavião Peixoto entre outras, contribuíram com doação de alimentos, dinheiro, munições, além do alistamento de soldados para as frentes de batalha.
Foto: Davi Marques Pastrelo
A Revolução de 1932
A
Revolução Constitucionalista de 1932 teve como origem o
descontentamento de vários setores da sociedade paulista às políticas
implantadas por Getúlio Vargas e o núcleo desse movimento foi a aliança
entre o PRP (Partido Republicano Paulista) e o Partido Democrático,
até então velhos adversários do cenário político de São Paulo. A essa
união juntaram-se a classe dominante e a classe média paulista e outros
setores descontentes como o exército.
A
revolta eclodiu em 9 de julho de 1932, após a morte de quatro
estudantes paulistas: Martins, Miragaia, Dráusio e Caramgo (M.M.D.C.).
O
objetivo inicial da Frente Única Paulista era a reconquista da
autonomia estadual e a realização de eleições nacionais para a
Assembléia Constituinte. Posteriormente, o movimento assumiu a forma de
luta armada contra as tropas federalistas de Getúlio Vargas, uma forma
de forçá-lo a adotar uma nova constituição para o país.
Para
o conflito, São Paulo realizou um grande esforço de guerra, as
indústrias passaram a produzir armas e munições, para os soldados.
Outras armas foram produzidas de forma artesanal em oficinas e casas de
ferragens. Mulheres foram recrutadas para o trabalho como enfermeiras
em hospitais e na produção de fardas, botas e outros artefatos para os
soldados constitucionalistas.
No entanto, o
estado de São Paulo estava sozinho no levante, outras rebeliões foram
sufocadas no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. No Rio
Grande do Sul, o general Flores da Cunha não apoiou a Revolução,
contudo houve um batalhão de cerca de 450 homens comandados pelo general
Borges de Medeiros que apoiaram a Revolução paulista e utilizavam-se
de “ táticas de guerrilha”, pois atacavam destacamentos que partiam do
RS para reforçar as forças Getulistas na fronteira com o Paraná.
Os
feitos do batalhão gaúcho foram esquecidos após a batalha de Cerro
Alegre, município de Piratini (RS), onde em 20 de Setembro de 1932
foram mortos mais de 200 soldados.
Devido à
falta de reconhecimento oficial desse fato por falta dos governos
gaúcho e paulista, há até os dias atuais uma rivalidade entre os
estados.
Dados extra-oficiais revelam que
durante os três meses de conflito, as forças constitucionalistas
perderam cerca de 2000 soldados, embora oficialmente no mausoléu da
Revolução estejam enterrados 634 soldados. O Exército brasileiro perdeu
1.050 soldados no conflito.
Fontes pesquisadas: Jornal O Imparcial, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Arquivo Histórico Rodolpho Tellaroli, Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria.
sábado, 7 de julho de 2012
Igreja Matriz de São Bento e da Sagrada Família realizam quermesses
Por: Davi Marques Pastrelo
A Igreja Matraiz de São Bento realiza a partir da noite deste sábado (7), a partir as 19h30 a mais uma edição da quermesse da Igreja Matriz de São Bento. A festa que vai até a próxima quarta-feira contará com cercade 15 barracas de comidas típicas, como: kafta, pastel, cachorro quente, mini pizza, quentão, vinho quente, chocolate quente, refrigerante, cerveja, canjica, doces, artigos religiosos e um bazar de artesanato.
As missas em homenagem ao padroeiro da Igreja serão realizadas de domingo até terça, às 19h30. No último dia de festividades haverá a procissão e a venda do tradicional bolo de São Bento. Neste dia, as missas serão realizadas às 7h, 12h, 16h30 e 19h30.
Igreja Sagrada Família
A Paróquia Sagrada Família no Jardim Imperador realiza a 18ª edição do ‘Caipiral’, o evento tem início hoje (7), às 19h e as festividades seguem até o próximo dia 22. neste ano haverá brinquedos para as crianças, 20 barracas de comidas típicas e shows sertanejos todas as noites.
Em jogo de muitos gols, AFE empata em 3 a 3 contra o Velo Clube e termina fase de preparação para a Copa Paulista
Por: Davi Marques Pastrelo
Na tarde de ontem (6), a Ferroviária empatou seu em 3 a 3 contra o Velo Clube, na Arena da Fonte seu último jogo-treino de preparação antes da estreia na Copa Paulista de Futebol, no próximo sábado, contra o Noroeste, às 15h30, em Bauru.
Com o resultado, a Locomotiva encerrou sua série de amistosos com três vitórias, um empata e uma derrota. Antes, a equipe grená havia perdido para o Oeste, por 1 a 0 em Itápolis, e vencido outros três adversários, Rio Claro por 1 a 0, Rio Branco por 2 a 0 e o Velo Clube por 2 a 1.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Biblioteca Mário de Andrade realiza “Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos
Por: Davi Marques Pastrelo
A Biblioteca Municipal de Araraquara Mário de Andrade realiza no dia 11 de junho, a “Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos – Métodos e Técnicas”. O curso será ministrado na própria Biblioteca das 9 às 18 horas, e será gratuito.
A oficina será ministrada pela professora Fernanda Cícero de Sá, que é
assistente de Conservação e Documentação do Centro de Memória e
Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
O projeto conta com a participação do SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), MIS (Museu da Imagem e Som de São Paulo), com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, através do MIS (Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari, de Araraquara).
Fernanda irá abordar e discutir os métodos e técnicas de conservação preventiva de acervo fotográfico, dentro das necessidades e possibilidades de cada instituição. A idéia é capacitar os participantes para aplicar as técnicas de conservação preventiva em acervos fotográficos.
Ao todo serão 30 vagas. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3322-9709 ou pelo email misararaquara@hotmail.com.
O projeto conta com a participação do SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), MIS (Museu da Imagem e Som de São Paulo), com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, através do MIS (Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari, de Araraquara).
Fernanda irá abordar e discutir os métodos e técnicas de conservação preventiva de acervo fotográfico, dentro das necessidades e possibilidades de cada instituição. A idéia é capacitar os participantes para aplicar as técnicas de conservação preventiva em acervos fotográficos.
Ao todo serão 30 vagas. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3322-9709 ou pelo email misararaquara@hotmail.com.
39 ª Feira do Bordado de Ibitinga começa dia 5 de julho
Por: Davi Marques Pastrelo
A 39ª Feira do Bordado de Ibitinga começa dia 5 de julho, a tradicional festa segue até o dia 15 de julho com expositores, feira de negócios, shows, e praça de alimentação. Este ano os organizadores esperam mais de 200 mil visitantes durante a feira.
Durante os dez dias de festa, haverá 12 shows e cerca de 200 expositores.O horário de funcionamento será de Segunda a Quinta-feira das 9h às 19h e de Sexta a Domingo das 8h às 19h.
Confira os preços, datas e horários dos shows:
http://www.feiradobordadodeibitinga.com.br/conteudo/hor%C3%A1rios-e-pre%C3%A7os-de-ingressos
Local: Pavilhão Permanente de Exposições "Dr. Licínio Hilmar de O. Arantes", endereço: Av: Eng.º Ivanil Franceschini 14-077, Jardim Eldorado, Ibitinga - SP.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Clubes da região vivem situação de contraste no Paulista da 4ª divisão
Por: Davi Marques Pastrelo
Enquanto o Amércio Brasiliense está classificado para a 2ª fase e o Guariba precisa somente de um empate contra o Radium de Mococa. Matonese não tem chances de classificação e C.A.T. (Taquaritinga) fez a pior campanha do campeonato Paulista.
Pelo grupo 2, Matonense e C.A.T. (Taquaritinga) empataram em 1 a 1 em Matão. O Novorizontino venceu o Jaboticabal por 1 a 0 em Novo Horizonte e praticamente eliminou o time de Jaboticabal.
Pelo grupo 3, o Amércio Brasiliense empatou em 1 a 1 com o Guariba e encerra a 1ª fase da Segundona do Campeonato Paulista na liderança do Grupo 3. Garantido na 2ª fase e
na liderança, o time de Américo aproveita o intervalo na tabela para
trabalhar. De acordo com o presidente do clube,
Celso Ferreira de Moura, serão contratados dois atacantes até o início da 2ª fase.
No dia 8, às 10 h
disputam a última rodada desta fase, pelo Grupo 3, Lemense e
Pirassunungense, e Guariba e Radium de Mococa.
Confira os resultados e a classificação:
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Ferroviária vence o Rio Branco por 2 a 1 em Americana
Por: Davi Marques Pastrelo
Em preparação para sua estréia na Copa Paulista dia 14 contra o Noroeste em Bauru, a Ferroviária foi a campo sábado (30) no estádio Décio Vita, em Americana contra o Rio Branco.
A vitória por 2 a 1 agradou o técnico Ito Roque, já que a Locomotiva havia vencido fora de casa o Rio Claro, por 2 a 1, e o Velo Clube, por 1 a 0.
Antes da estréia contra o Noroeste em Bauru, a AFE jogará outro amistoso, este diante de sua torcida contra o Velo Clube na próxima sexta-feira, às 15h30, na Arena da Fonte.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Lagoa de pesque-pague tem forma de homem próximo as cidades de Ibitinga e Iacanga
Por: Davi Marques Pastrelo
Geoglifos são figuras formadas a partir de sedimentos naturais pela ação da erosão ou intencinalmente pelo homem. A maioria deles só pode ser vista pelo alto, os mais famosos são as linhas de Nazca no Perú.
Próximo às cidades de Ibitinga e Iacanga, há uma figura humanóide que pode ser vista pelo Google Earth. O “geoglifo” tem a aparência de um homem com os braços e mãos abertas. Aparentemente se trata de um lago de um pesque-pague.
Coordenadas: -21° 48′ 18.53″, -49° 5′ 23.92″ - clique para visitar via Google Maps.
Agricultura familiar alimenta quase 40 mil alunos em Araraquara
Programa contribui, ainda, com entidades assistenciais, abastece o Restaurante Popular e incentiva a agricultura familiar
A agricultura familiar praticada nos dois assentamentos rurais de Araraquara atende a todo o programa de
merenda escolar no município, e também o Restaurante Popular. São 93 escolas municipais e estaduais, entre creches, ensino fundamental e médio, além de outras 44 entidades sociais que trabalham com a alimentação de pessoas carentes.
São atendidos, de segunda a sexta-feira, 38.814 alunos. O município de Araraquara opera o Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.) com a compra direta da agricultura familiar local. Os pequenos produtores e assentados entregam sua produção no banco de alimentos, de onde são distribuídos para as escolas e as entidades sociais.
Para auxiliar na produção, a Prefeitura do Município adquiriu três tratores, plantadeiras e diversos implementos agrícolas que são utilizados por agendamento na Secretaria de Agricultura. Em Araraquara, existem dois assentamentos rurais, o Bela Vista, próximo à estrada que liga o município a Guarapiranga,
e o Monte Alegre, entre o distrito de Bueno de Andrada e as cidades de Matão e Motuca.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), só no município
de Araraquara existem, aproximadamente, 890 propriedades rurais de pequeno porte.
A principal fonte de comércio desses assentados é a venda dos produtos a supermercados, varejões e quitandas da cidade. Outra forma de comércio é a “Feirinha do Assentamento” que ocorre as quartas-feiras e sábados na Praça Pedro de Toledo. Lá são quase todo tipo de verduras, legumes, frutas, ovos caipira entre outros, e a maioria é produção orgânica.
Os governos federal, estadual e municipal tentam reparar o descaso a que foram relegados os pequenos
produtores em detrimento das políticas latifundiárias e de monocultura aplicadas pelas autoridades a partir da década de 60.
O que realmente falta, na opinião de alguns pequenos produtores, é uma melhor orientação sobre o que produzir, quando plantar e como distribuir a produção nos centros consumidores.
“O que ocorre é que muitos produtoresplantam a mesma coisa e depois tem que vender por um preço baixo”, afirma Edson Oliveira Buarque, “seu”Edinho, um dos assentados que distribui seus produtos em varejões e quitandas da cidade.
A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades rurais, onde normalmente o núcleo familiar
atua como mão-de-obra. Dados da Secretaria de Agricultura Familiar do Governo Federal apontam que aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura.
A atividade estende-se também para silvicultores e piscicultores. Dados do Censo Agropecuário de 2006, mostram que cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. Ela é responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo. Ainda de acordo com o censo, 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. No entanto, essas propriedades ocupavam apenas 24,3% da área total de propriedades agropecuárias brasileiras, o que corresponde a 80,25 milhões de hectares.
Por: Davi Marques Pastrelo
A agricultura familiar praticada nos dois assentamentos rurais de Araraquara atende a todo o programa de
merenda escolar no município, e também o Restaurante Popular. São 93 escolas municipais e estaduais, entre creches, ensino fundamental e médio, além de outras 44 entidades sociais que trabalham com a alimentação de pessoas carentes.
São atendidos, de segunda a sexta-feira, 38.814 alunos. O município de Araraquara opera o Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.) com a compra direta da agricultura familiar local. Os pequenos produtores e assentados entregam sua produção no banco de alimentos, de onde são distribuídos para as escolas e as entidades sociais.
Para auxiliar na produção, a Prefeitura do Município adquiriu três tratores, plantadeiras e diversos implementos agrícolas que são utilizados por agendamento na Secretaria de Agricultura. Em Araraquara, existem dois assentamentos rurais, o Bela Vista, próximo à estrada que liga o município a Guarapiranga,
e o Monte Alegre, entre o distrito de Bueno de Andrada e as cidades de Matão e Motuca.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), só no município
de Araraquara existem, aproximadamente, 890 propriedades rurais de pequeno porte.
A principal fonte de comércio desses assentados é a venda dos produtos a supermercados, varejões e quitandas da cidade. Outra forma de comércio é a “Feirinha do Assentamento” que ocorre as quartas-feiras e sábados na Praça Pedro de Toledo. Lá são quase todo tipo de verduras, legumes, frutas, ovos caipira entre outros, e a maioria é produção orgânica.
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Araraquara
Os governos federal, estadual e municipal tentam reparar o descaso a que foram relegados os pequenos
produtores em detrimento das políticas latifundiárias e de monocultura aplicadas pelas autoridades a partir da década de 60.
O que realmente falta, na opinião de alguns pequenos produtores, é uma melhor orientação sobre o que produzir, quando plantar e como distribuir a produção nos centros consumidores.
“O que ocorre é que muitos produtoresplantam a mesma coisa e depois tem que vender por um preço baixo”, afirma Edson Oliveira Buarque, “seu”Edinho, um dos assentados que distribui seus produtos em varejões e quitandas da cidade.
A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades rurais, onde normalmente o núcleo familiar
atua como mão-de-obra. Dados da Secretaria de Agricultura Familiar do Governo Federal apontam que aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura.
A atividade estende-se também para silvicultores e piscicultores. Dados do Censo Agropecuário de 2006, mostram que cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. Ela é responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo. Ainda de acordo com o censo, 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. No entanto, essas propriedades ocupavam apenas 24,3% da área total de propriedades agropecuárias brasileiras, o que corresponde a 80,25 milhões de hectares.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Taquaritinga inaugura Centros Ecológicos de Processamento de Esgotos nos distritos de Jurupema, Vila Negri e Guariroba
Por: Davi Marques Pastrelo
A
Prefeitura de Taquaritinga aprovou a lei que nomeia os Centros Ecológicos de
Processamento de Esgoto (Cepes) dos três distritos, que já estão em
operação em Guariroba (o maior deles), Vila Negri e Jurupema.
A lei promulgada em 5 de junho, dá os nomes de José Clóvis Arioli, Sidinei De Carli e Valdir Antônio de Azevedo, aos Cepes dos distritos de Jurupema, Vila Negri e Guariroba. Com isso, os três já tem 100% do esgoto doméstico efetivamente tratado, preservando o meio ambiente e proporcionando qualidade de vida aos moradores.As obras, que exigiram investimentos de mais de R$ 2 milhões.
A lei promulgada em 5 de junho, dá os nomes de José Clóvis Arioli, Sidinei De Carli e Valdir Antônio de Azevedo, aos Cepes dos distritos de Jurupema, Vila Negri e Guariroba. Com isso, os três já tem 100% do esgoto doméstico efetivamente tratado, preservando o meio ambiente e proporcionando qualidade de vida aos moradores.As obras, que exigiram investimentos de mais de R$ 2 milhões.
Foto: Leandro Mira
Marcadores:
Guariroba,
Jurupema,
Saer,
Taquaritinga,
Vila Negri
Rincão inaugura Escola de Moda na terça-feira (26), Araraquara também terá uma unidade em breve
Por: Davi Marques Pastrelo
A cidade de Rincão inaugurou na terça-feira (26), a Escola de Moda na sede do Sindicato dos Ferroviários, na Vila Paulista.
O Polo Regional de Rincão recebeu 10 máquinas industriais e 4 mesas para corte, recursos no valor de R$ 7,2 mil para compra de materiais. Além de capacitar os munícipes, também atende as cidades da região que enviam duas costureiras cada para aprenderem a técnica de costura.
O curso tem a duração de dois meses, com 140 horas, sendo a prioridade para alunas desempregadas, pois o objetivo é gerar emprego, renda e dignidade à população.
Seis municípios participaram nesta semana, com duas alunas no Polo Regional da Escola de Moda de Rincão: Araraquara, Américo Brasiliense, Motuca, Guatapará, Nova Europa e Pradópolis. Estas alunas recebem a capacitação que levará às suas cidades uma unidade da Escola de Moda e o recebimento duas máquinas industriais.
Araraquara:
Araraquara também irá ganhar uma unidade da Escola de moda, a instalação da unidade de Araraquara será realizada hoje, na sede do Fundo Social estadual, no bairro Água Branca, em São Paulo.
Além de Rincão, mais dois polos entrarão em operação, o projeto prevê ao todo 28 unidades no Interior do Estado.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Grupo Reage Araraquara pressionam vereadores a aprovar a Lei de Ficha Limpa
Por: Davi Marques Pastrelo
Após coletar mais de 12 mil assinaturas contra o aumento do salário dos vereadores e de protestar contra o aumento de cadeiras do legislativo municipal de 13 para 18, o Grupo Reage Araraquara irá comparecer na tarde desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Araraquara às 14h para pedir a aprovação do projeto que cria oa lei de "Ficha Limpa".
O projeto não permite que vereadores com histórico sujo se candidatem, e fica proibida a nomeação de pessoas condenadas para cargos de secretário e de subprefeito de Araraquara.
Caso a aprovada, a lei passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2013.
Assinar:
Postagens (Atom)