Por: Davi Marques Pastrelo.
Descalvado (SP), inicia as comemorações de seus 180 anos com o lançamento de um livro que contará a história da cidade. O livro será lançado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEEC), o evento será sábado (21), às 9h na antiga
estação ferroviária, a escolha da data para o lançamento do livro deve-se ao
fato da emancipação política de Descalvado ser comemorada no dia 22 de abril.
O livro foi escrito por autores da cidade e da região, que abordaram desde a composição geográfica do interior paulista, o povoamento do território do século XIX, a escravidão, a imigração europeia, o período do café, o período das tecelagens no início do século XX e alguns aspectos sociais e culturais.
O
objetivo da obra é resgatar a história da cidade e da região, servir de material
didático para alunos da rede pública, fazer um levantamento sobre as fontes de
pesquisa e fomentar novos estudos e publicações sobre o processo histórico de
ocupação e de produção que ocorreu na região.
A obra foi coordenada pelos professores Alessandra de Jesus Batista Paganotto e Marco Antonio Pratta, funcionários da Secretaria de Educação e Cultura. De acordo com a Secretária da SEEC, Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, em 2011 foi lançado o Atlas Histórico e Geográfico do Município, e agora o livro sobre a história de Descalvado.
A tiragem inicial da obra é de 1.500 exemplares, confeccionados integralmente com subsídios da iniciativa privada, todas as bibliotecas e escolas do município, públicas e privadas, receberão uma quantidade de exemplares para consulta.
Uma parte dos livros será vendida e a renda obtida revertida para o Museu Público Municipal que será inaugurado em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário