quarta-feira, 18 de abril de 2012

População de Araraquara se mobiliza nas redes sociais para protestar contra aumento de salários e do número de vereadores na cidade

Movimento em Araraquara, promete seguir o exemplo de Ribeirão Preto (SP), onde manifestantes deixaram as redes sociais para para tomar as ruas.

Por: Davi Marques Pastrelo.  
 A população de Araraquara está se organizando nas redes sociais para realizar um protesto contra aumento de salários de vereadores. O movimento chamado "Movimento Reage Araraquara", se auto-denomina  apartidário e surgiu no Facebook, através do "Muro Branco" e promete sair da rede e ir para as ruas.

A ideia é formalizar um projeto de Iniciativa Popular para protestar contra o aumento de salário dos vereadores e no número de cadeiras.O grupo pretende montar uma barraca em frente à Câmara Municipal de Araraquara dia 24 de abril, às 18h para coletar assinaturas. Dentre as citações nas redes sociais, está o exemplo de Ribeirão Preto (SP), onde o movimento saiu da internet para as ruas.


Ribeirão Preto:

Em Ribeirão Preto (SP), representantes do "Movimento Panelaço", protestaram contra o aumento de salários dos vereadores naquela cidade. Os salários dos vereadores amentaram 39,8%, passaram de R$ 9.288,04 para R$ 12,9 mil para o mandato de 2013-2016.


Lá, integrantes do grupo, criado a partir das redes sociais, protestaram na Esplanada do Theatro Pedro II. 
Eles carregavam cartazes e alto-falantes, os manifestantes convidavam as pessoas que passavam pelo centro a protestar contra os vereadores da cidade.


Acompanhe o caso de Ribeirão: 

Na quinta-feira (12), um dos membros do grupo foi ameaçado por um dos funcionários da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

"É melhor você organizar isso direito senão alguém pode se machucar'".

O grupo protocolou uma declaração no Ministério Público (M.P.) na sexta-feira (13), que informa que membros do grupo estão sendo ameaçados. Sábado (14), cerca de 60 manifestantes realizaram o "enterro da ética", eles pregaram 27 cruzes em frente à Câmara da cidade

Na terça-feira (17), o grupo pediu novamente o uso da tribuna na Câmara Municipal. Durante a sessão, os manifestantes vaiaram os vereadores diversas vezes.

Líderes do movimento afimram que o panelaço irá voltar à sessão da Câmara na quinta-feira (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário